sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O mundo da Radiologia e a importância dos profissionais das técnicas radiológicas.

Estava pensando o que iria postar, para não deixar isso aqui muito tempo parado. Pensei, pensei, pensei e cheguei a seguinte conclusão: Por que não postar sobre a Radiologia, para que o pessoal que não é da área, e que passa aqui, conheça um pouco mais? E é justamente sobre isso que vou postar.
Bom, podemos definir RADIOLOGIA MÉDICA, como uma área da saúde, que tem como principal função ajudar no diagnóstico de várias patologias através da imagem. Ela divide-se em Radiodiagnóstico, que é justamente o que diz a definição, e Radioterapia, que seria  a parte terapêutica (tratamento).
Os profissionais que compõe a área são:´
- Auxiliares de radiologia (1º grau + curso de auxiliar em câmara escura e câmara clara)
- Técnico em Radiologia ( 2º grau + curso técnico pós médio)
- Tecnólogo em Radiologia ( 3º grau, graduação de nível superior)
- Médico Radiologista ( graduação em medicina + residência em radiologia / diagnóstico por imagem)
Incluiria também, pela importância que tem em algumas áreas dentro do radiologia, o Físico-Médico (graduação em Física + pós graduação em Física-Médica).

Técnico - O curso técnico tem duração, em média, de 18 meses a 2 anos
Tecnólogo - O curso tecnológico (politécnico), tem duração de 2 anos e meio a 3 anos.
Médico - Medicina tem duração de 6 anos + residência.
Físico-Médico - Física tem duração de 4 anos + pós graduação em Física-Médica

Os profissionais da Radiologia (técnicos e tecnólogos), podem trabalhar nos seguintes campos de atuação.
- Radiologia Convencional (Raios x)
- Radiologia Digital
- Tomografia Computadorizada (TC)
- Ressonância Magnética (RM)
- Mamografia
- Cintilografia (Medicina Nuclear)
- Densitometria Óssea
- Docência
- Radiologia Forense
- PET-TC
- Radiologia Odontológica
- Radiologia Industrial
- Radioproteção e Dosimetria
- Radiologia Veterinária
- Radioterapia
Entre outras...

TC: Exame computadorizado em 3 dimensões que agrega a aplicação da radiação X aos princípios da informática, considerado como um exame especializado, pode-se aplicar meios contrastantes.

RM: Exame computadorizado em 3 dimensões, especifico para definição de detalhes em partes moles, agrega meio computadorizado, átomos de hidrogênio e forte campo magnético + ondas de rádio-frequência.

Mamografia: exame especializado das mamas, utilizando radiação X, para investigação mamária.

Cintilografia: exame de medicina nuclear, que utiliza radiofármacos na investigação de alterações funcionais de órgãos internos, através de sua atividade obtida pela câmara de ionização.

Densitometria Óssea: Exame especializado que agrega a aplicação de radiação X ao processamento de dados para investigação da perda de massa óssea e osteoporose

Docência: Área de especialização direcionada ao ensino profissional de nível técnico ou superior

Radiologia Forense: Área de aplicação das radiações ionizantes nas investigações médico-legais, agrega estudo ante-mortem ou pós-mortem.

Pet-TC : Área que une os recursos diagnósticos da Medicina Nuclear (PET - Tomografia por Emissão de Pósitrons) e da Radiologia (TC). O equipamento sobrepõe às imagens metabólicas (PET) às imagens anatômicas (TC), produzindo assim um terceiro tipo de imagem.
Radiologia Odontológica: Área da radiologia que agrega a aplicação das radiações ionizantes a recurso da Odontologia.

Radiologia Industrial: Área da radiologia que agrega a aplicação dos métodos de imagens, a serviço da indústria, seja ela de alimentos, viação/aviação, segurança e pesquisa

Radioproteção e Dosimetria: Área de atuação a nível laboratorial no cálculo de dosagens e otimização da proteção radiológica

Radiologia Digital: Recurso de última geração que abrange o conceito de digitalização de imagens e obtenção, assim como criação e manutenção de Woskstations

Radiologia Veterinária: Área da radiologia que agrega a aplicação das radiações ionizantes a recurso da Medicina Veterinária.

Radioterapia: Área da radiologia que agrega a aplicação das radiações ionizantes a recurso terapêutico/remissivo/paliativo/profilático.
Infelizmente, as pessoas não tem a menor noção da importância que tem o profissional das técnicas radiológicas (técnicos e tecnólogos). Pensam que somos meros fotógrafos, onde, basta colocar o paciente na direção do feixe e apertar o botão.
Costumo dizer que somos ARTISTAS. Isso mesmo, ARTISTAS, onde a nossa obra-de-arte são as imagens que "criamos".
Criar uma imagem diagnóstico, como em um "simples" exame de raios x convencional, ou como as pessoas costumam dizer, "chapa", é infinitamente mais do que "tirar uma foto". Os posicionamentos utilizados durante um procedimento, tem um pq de ser, não são poses para se fazer um book e mandar para uma agência de modelos, onde no caso, a agência, só poderia ser o médico radiologista (rsrsrs). Um "simples" braço rodado a frente, uma extensão/hiperextensão do pescoço, uma rotação de cabeça, até mesmo o simples fato de ter que se realizar o exame em pé e não deitado ou então de ter que deitar a cabeça para um lado da mesa e não para o outro, são importantes e fundamentais para se criar uma imagem de qualidade, possibilitando assim, o correto diagnóstico.
Dentro da sala de exame, temos total autonomia para realizarmos o melhor procedimento, mas as pessoas teimam em achar que o médico solicitante é quem manda ali também. O especialista, quer visualizar a imagem, mas quem cria a imagem somos NÓS! Somos a autoriade máxima dentro da sala de exames, responsáveis pela proteção radiológica de todos os presentes durante o procedimento, e sabemos como criar a imagem, para isso, basta que o médico solicitante faça a sua parte e coloque o pq de estar pedindo aquele exame, o que chamamos de hipótese diagnóstico, ou seja, do que o solicitante está desconfiado que o paciente tenha.
Para os profissionais, todo cuidado é pouco. Costumo dizer que podemos "brincar" de criar a imagem que quisermos, mas é claro que não devemos brincar de criar a imagem que quisermos, por isso, fazer uso de todos os procedimentos de forma correta, juntando principalmente o conhecimento de anatomia, técnicas, física, utilizar todos os conceitos e fenômenos físicos observados de forma favorável, conhecer os princípios de formação de imagem, como manipular isso, analisar imagens dentro do conceito de qualidade de imagem, entre vários outros, são pontos importantes para o profissional técnico/tecnólogo.
Em centros cirúrgicos, somos fundamentais em determinadas cirurgias. Sem a nossa presença, muitas delas nem começam, e tb não são finalizadas de forma que o cirugião tenha certeza de que o procedimento realmente foi realizado com sucesso.
O que me surpreende as vezes, são os próprios profissionais (técnicos/tecnólogos) não reconhecendo, ou não percebendo, a importância da profissão que escolheram.O processo, de forma sucinta e grosseira, é mais ou menos o seguinte: O médico dá o diagnóstico e prescreve o tratamento, o enfermeiro organiza os procedimentos, os técnicos de enfermagem realizam os procedimentos, o fisioterapeuta reabilita, e toda a evolução do paciente é acompanhada dia a dia até o momento de sua alta, por uma equipe que envolve não só esses profissionais, mas tb muitos outros, só tentei reduzir pra colocar aqui (rsrs). Poucos percebem que, em muitos caso, o diagnóstico do médico só acontece após analisar uma imagem. Imagem essa, criada por um técnico/tecnólogo. Após a análise dessa imagem, com consequente diagnóstico, é que desencadeia todo esse processo.
Na radioterapia, nossa participação é ainda mais ativa, o profissional das técnicas radiológicas cria a imagem, o especialista dá o diagnóstico, o médico radioterapeuta prescreve o tratamento, o físico-médico faz o cálculo de dosagem e volta para a mão do profissional das técnicas radiológicas especialista, para o tratamento radioterápico.
Por tudo isso que falei, RESPEITEM OS PROFISSIONAIS TÉCNICOS E TECNÓLOGOS EM RADIOLOGIA MÉDICA. Eles são muito mais importantes do que imaginam, suas vidas podem, por muitas vezes, não estarem diretamente na mão deles, mas, indiretamente estiveram, pois, são eles os responsáveis por criar imagens que possibilitam o diagnóstico correto e preciso. NÃO SOMOS BATEDORES DE CHAPA, MUITO MENOS FOTÓGRAFOS!!! Estou fazendo referência ao que seria mais simples, um exame convencional, a famosa "chapa".

Créditos das definições postadas: Radiologia oficial, post do colega Dhiego Grumieri.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O PROFESSOR!!!

Fala galera, to voltando pra não deixar isso aqui parado até o início da especialização. Enquanto isso, esse blog vai ser de um professor.

Hoje vou falar sobre as minhas turminhas dos cursos que dou aula (UHUUUU).
Descobri ainda na época que fazia o curso, que talvez tivesse jeito pra dar aula. Meus colegas de sala sempre me procuravam para tirar dúvidas, dizendo que não entendiam nada que o professor falava, e eu tentava ajudar de alguma forma. Marcávamos grupos de estudo em dias diferentes das aulas, onde nem sempre, todos conseguiam ir, afinal, muitos moravam longe e/ou trabalhavam, mas eu sempre ia. Nessa época, me descobri uma pessoa paciente para tentar explicar, e sempre ouvia dos meus amigos e colegas que eu conseguia passar o conteúdo e que eu deveria dar aula depois de formado.
Depois de formado, foi através de uma comunidade no orkut chamada RADIOLOGIA OFICIAL, que fiz amizade com uma tecnóloga que até hoje é minha amiga, Srª Monique Forte (uhuuuuuu rsrsrs). E foi através dela que veio o primeiro convite (e o primeiro emprego também), para dar aula. Comecei e, devido a probleminhas de organização, tive muitos, mas muitos problemas, que iam desde tempo curto para dar o conteúdo, até a total falta de base dos alunos, por faltar uma estrutura lógica de conteúdo dado, com matérias pré requisito de outras sendo dadas depois, resultando nessa total falta de base. Ou seja,  "entrei num mato sem cachorro" rsrsrs.
Infelizmente, tenho a total convicção de que para algumas turmas, o conteúdo não foi passado como deveria ser, nem do jeito que eu queria passar, mas tentei fazê-lo da melhor forma possível, dado esses problemas.
O tempo foi passando, novas turmas foram chegando a organização foi melhorando e o conteúdo começou a poder ser passado pelos professores, de forma que os alunos conseguissem absorver mais e melhor, tudo que era passado, não só por mim, mas por todos os outros colegas.
Me descobri um professor, dito pelos próprios alunos,  "carrasco", e sabe que não achei ruim? Penso que quando se forma profissionais dentro da saúde, não se forma para eles ganharem dinheiro, e sim para ajudar o próximo. O dinheiro é consequência.
Na Radiologia, como em várias outras áreas, o mercado não está para brincadeira, ou vc tem um belo QI ou realmente é bom e, com muito estudo, entra pro mercado de trabalho através de um concurso.
Me descobri um professor carrasco (ou descobriram pra mim rsrsrs), mas Graças a Deus, me descobri também querido por muitas turmas. O mais gratificante, foi ver que era querido não só pela pessoa, mas tb pelo profissional professor. Ouvir coisas como: "só confio em você", "fiz o que você pediu no estágio e os outros profissionais me parabenizaram pelo exame", "para onde vc for, eu vou também", "você não vai abandonar a gente não né?", " você junto com a Monique (a Forte que eu disse lá em cima), são os melhores professores que eu já tive" e até um simples: "Você é um bom professores", são gratificantes, e me fizeram ter força para continuar, mesmo com todas as adversidades.
Isso tudo aconteceu e eu nem falei que já estava dando aula em outros 4 cursos, e com isso, o número de turmas e alunos era absurdamente maior.
Hoje, infelizmentem, ouço: "infelizmente você vai sair", "pq você vai sair?", "não sai não", "quem é que vai entrar no seu lugar?", "você tem que sair mesmo", "tem certeza que você tem que sair?". E a minha resposta para essa última pergunta é: NÃO, NÃO TENHO CERTEZA QUE QUERO SAIR. NÃO QUERO SAIR, MAS PRECISO SAIR."
Preciso sair pela minha vida profissional, preciso sair para me dedicar a essa especialização e ao que vem pela frente. Infelizmente, preciso dar 1 passo para trás, para dar 2 passos a frente.
Descobri também, o que já sabia; que nunca vamos agradar a todos, porém, o ser humano, muitas vezes sem querer, acaba colocando a culpa em outra pessoa, ao invés de assumir o seu próprio erro.
Quem escolhe se formar em uma área dentro da saúde, tem que ter a consciência de que vai ajudar o próximo e, para estar preparado para isso, preciso ser cobrado, E MUITO BEM COBRADO na hora de uma simples avaliação. Acho que é daí que vem a fama de carrasco que ganhei rsrsrs. Alguns alunos entendem essa responsabilidade e chamam pra si a ÚNICA responsabilidade que lhes cabe dentro de sala de aula. ESTUDAR! Ok, esses também me chamam de carrasco, mas o resultado é notório. Outros preferem apenas te chamar de carrasco e muitas vezes, até de palavras que não teria o pq de colocar aqui. Não culpo eles, afinal, quem nunca, muitas vezez sem querer, não assumiu alguma responsabilidade? Mas como professor, tentei me disponibilizar para eles também, afinal, tem coisas que a vida mostra pra gente com o tempo.
Lembro da minha época de colégio (Colégio Curso Martins), que eu mesmo falava horrores desse tipo de professor, mas me tornei um igualzinho a eles, pq vi o quanto isso foi importante para a minha vida e, até hoje, sou desses que prefere um professor carrasco, que aperta na hora de uma avaliação, do que um professor bonzinho, que alivia, porém, não me avalia em nada.
Acho que foi graças a isso, que já fiz avaliações com questões tiradas dos principais concursos, e vi alunos meus gabaritando. E olha que muitas vezes o assunto era Física em rsrsrs.
Pude ouvir de alguns desses alunos, que sou exemplo de professor e profissional, e isso, foi extremamente gratificante.
Não digo se sou bom professor ou não, não cabe a mim julgar, mas sei que para alguns pude dar o meu melhor, mas infelizmente, para outros, não.
Sei também que NUNCA vamos agradar a todos. ISSO É SER PROFESSOR!!! Quem não estiver preparado ou não quiser ouvir certas palavras (muitas vezes palavrões rsrs), nem adianta pensar em ir pra docência.
É com muita tristeza que vou ficar 1 ano sem dar aula, 1 ano sem ser chamado de professor, 1 ano sem ser chato brigando pela profissão que escolhi, tentando formar novos e bons profissionais, 1 ano, com certeza é muito tempo.
Agradeço pela oportunidade de ter trabalhado nos cursos CEPROENF, SISTEMA ÚNICO, BEZERRA DE ARAÚJO e CIMA, e desejo toda sorte do mundo e sucesso para vocês e seus alunos.
Agradeço os convites de outros cursos e preparatórios para concurso, que infelizmente não pude aceitar.
Se hoje me perguntarem: "Você vai parar de dar aula?", eu respondo:
EU VOU, MAS COM CERTEZA, EU VOLTO!

PROFESSOR Carlos Eduardo Miranda Batista.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AULA INAUGURAL DIA 1 DE FEVEREIRO DE 2011

OLÁ A TODOS!!!
Estou criando esse blog, com o intuito de criar um diário virtual, para que eu possa ver depois tudo que passei durante a minha especialização em radioterapia no INCA. Não tenho a menor pretenção de popularizar esse blog, quero apenas registrar de alguma forma, todo o conhecimento adquirido durante a minha especialização, além do fascinante dia a dia dentro de uma instituição tão respeitada nacionalmente e internacionalmente como o INCA.
Espero que todos que passarem por aqui gostem.

A primeira postagem não poderia ser sobre outro assunto, que não fosse a AULA INAUGURAL.
Nada fora do que imaginei, apresentação de todos os diretores, dentre eles, o diretor geral, claro. Palestras falando da importância do INCA a nível nacional e internacional, da luta e da dificuldade de se reduzir as taxas de mortalidade, as características de aparecimento de novos casos de determinadas neoplasias em determinadas regiões do país e do mundo, o custo que isso gera pro governo, o quanto os índices aumentaram mundialmente com o passar dos anos e o quanto isso ficou mais evidente em países em desenvolvimento, além de chamar a atenção para as maiores taxas de mortalidade, localizada também nos países em desenvolvimento. Depois palestra sobre Política Nacional de Humanização (PNH) e também de um médico, professor de políticas de saúde, que foi um espetáculo, pena não lembrar o nome dele; além de outras palestrar bem rápidas, dentre elas, uma sobre sobre infecção hospitalar. Tudo bem legal, porém cansativo.

Antes de colocar meus pés lá dentro, imaginei, e ainda imagino, tudo que vou encontrar lá durante essa jornada, desde histórias com finais felizes, até histórias da vida real, com finais não tão felizes. O que sempre ouvi, é que se não tivermos a cabeça no lugar e acreditarmos no bem que tentamos fazer quando se trabalha em um lugar como esses, não da pra segurar a onda, e por isso, muita gente pede para sair. Sempre ouvi também, que o setor infantil é o mais triste, e é justamente lá que consta o maior número de pessoas que pediram para serem desligadas, pessoas essas, que estudaram muito para conseguirem passar em um concurso como esse, e ainda assim, não aguentam o que encontram lá.
Bem, acho que o mundo tentou me testar e, em apenas em 1 dia lá dentro, passando rápido pelos corredores e subindo e descendo nos elevadores, encontrei com 2 crianças, lindas, lindas, lindas, lindas...mesmo sem cabelinho nenhum. Uma, apenas passou pelo meu lado, já a outra, subiu comigo no elevador e pro teste ser ainda mais válido, olhou pra mim e perguntou "você vai pro nove?", eu ri e disse que não, que iria pro oito, ela riu e falou que ia deixar todo mundo nos seus andares, e brincou, sozinha, de acessorista, numa felicidade de quem, de repente, não tem nem noção do que está acontecendo com ela mesma, tamanha a sua ingenuidade. Foi impossível não tirar risos dos profissionais e acompanhantes que estavam no elevador. E isso foi só o primeiro dia.

Dia 1º de março começa a especialização, e é claro que não vejo a hora de começar, enquanto isso, vou postando "coisas" aleatórias só pra encher linguiça. rsrss

Grande abraço a todos!!!