quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AULA INAUGURAL DIA 1 DE FEVEREIRO DE 2011

OLÁ A TODOS!!!
Estou criando esse blog, com o intuito de criar um diário virtual, para que eu possa ver depois tudo que passei durante a minha especialização em radioterapia no INCA. Não tenho a menor pretenção de popularizar esse blog, quero apenas registrar de alguma forma, todo o conhecimento adquirido durante a minha especialização, além do fascinante dia a dia dentro de uma instituição tão respeitada nacionalmente e internacionalmente como o INCA.
Espero que todos que passarem por aqui gostem.

A primeira postagem não poderia ser sobre outro assunto, que não fosse a AULA INAUGURAL.
Nada fora do que imaginei, apresentação de todos os diretores, dentre eles, o diretor geral, claro. Palestras falando da importância do INCA a nível nacional e internacional, da luta e da dificuldade de se reduzir as taxas de mortalidade, as características de aparecimento de novos casos de determinadas neoplasias em determinadas regiões do país e do mundo, o custo que isso gera pro governo, o quanto os índices aumentaram mundialmente com o passar dos anos e o quanto isso ficou mais evidente em países em desenvolvimento, além de chamar a atenção para as maiores taxas de mortalidade, localizada também nos países em desenvolvimento. Depois palestra sobre Política Nacional de Humanização (PNH) e também de um médico, professor de políticas de saúde, que foi um espetáculo, pena não lembrar o nome dele; além de outras palestrar bem rápidas, dentre elas, uma sobre sobre infecção hospitalar. Tudo bem legal, porém cansativo.

Antes de colocar meus pés lá dentro, imaginei, e ainda imagino, tudo que vou encontrar lá durante essa jornada, desde histórias com finais felizes, até histórias da vida real, com finais não tão felizes. O que sempre ouvi, é que se não tivermos a cabeça no lugar e acreditarmos no bem que tentamos fazer quando se trabalha em um lugar como esses, não da pra segurar a onda, e por isso, muita gente pede para sair. Sempre ouvi também, que o setor infantil é o mais triste, e é justamente lá que consta o maior número de pessoas que pediram para serem desligadas, pessoas essas, que estudaram muito para conseguirem passar em um concurso como esse, e ainda assim, não aguentam o que encontram lá.
Bem, acho que o mundo tentou me testar e, em apenas em 1 dia lá dentro, passando rápido pelos corredores e subindo e descendo nos elevadores, encontrei com 2 crianças, lindas, lindas, lindas, lindas...mesmo sem cabelinho nenhum. Uma, apenas passou pelo meu lado, já a outra, subiu comigo no elevador e pro teste ser ainda mais válido, olhou pra mim e perguntou "você vai pro nove?", eu ri e disse que não, que iria pro oito, ela riu e falou que ia deixar todo mundo nos seus andares, e brincou, sozinha, de acessorista, numa felicidade de quem, de repente, não tem nem noção do que está acontecendo com ela mesma, tamanha a sua ingenuidade. Foi impossível não tirar risos dos profissionais e acompanhantes que estavam no elevador. E isso foi só o primeiro dia.

Dia 1º de março começa a especialização, e é claro que não vejo a hora de começar, enquanto isso, vou postando "coisas" aleatórias só pra encher linguiça. rsrss

Grande abraço a todos!!!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu primeiro dia, muita sabedoria e muita força para estudar!


    beijão da amiga que gosta muito de ti.

    ResponderExcluir
  2. Sei o quanto você lutou para conquistar esta vaga.Agora é com você!!!!!!!!!
    Seja forte para enfrentar tudo o que vem pela frente.No final vem a recompesa.Bjsssssssssssss te amo!!!!

    ResponderExcluir