terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O PROFESSOR!!!

Fala galera, to voltando pra não deixar isso aqui parado até o início da especialização. Enquanto isso, esse blog vai ser de um professor.

Hoje vou falar sobre as minhas turminhas dos cursos que dou aula (UHUUUU).
Descobri ainda na época que fazia o curso, que talvez tivesse jeito pra dar aula. Meus colegas de sala sempre me procuravam para tirar dúvidas, dizendo que não entendiam nada que o professor falava, e eu tentava ajudar de alguma forma. Marcávamos grupos de estudo em dias diferentes das aulas, onde nem sempre, todos conseguiam ir, afinal, muitos moravam longe e/ou trabalhavam, mas eu sempre ia. Nessa época, me descobri uma pessoa paciente para tentar explicar, e sempre ouvia dos meus amigos e colegas que eu conseguia passar o conteúdo e que eu deveria dar aula depois de formado.
Depois de formado, foi através de uma comunidade no orkut chamada RADIOLOGIA OFICIAL, que fiz amizade com uma tecnóloga que até hoje é minha amiga, Srª Monique Forte (uhuuuuuu rsrsrs). E foi através dela que veio o primeiro convite (e o primeiro emprego também), para dar aula. Comecei e, devido a probleminhas de organização, tive muitos, mas muitos problemas, que iam desde tempo curto para dar o conteúdo, até a total falta de base dos alunos, por faltar uma estrutura lógica de conteúdo dado, com matérias pré requisito de outras sendo dadas depois, resultando nessa total falta de base. Ou seja,  "entrei num mato sem cachorro" rsrsrs.
Infelizmente, tenho a total convicção de que para algumas turmas, o conteúdo não foi passado como deveria ser, nem do jeito que eu queria passar, mas tentei fazê-lo da melhor forma possível, dado esses problemas.
O tempo foi passando, novas turmas foram chegando a organização foi melhorando e o conteúdo começou a poder ser passado pelos professores, de forma que os alunos conseguissem absorver mais e melhor, tudo que era passado, não só por mim, mas por todos os outros colegas.
Me descobri um professor, dito pelos próprios alunos,  "carrasco", e sabe que não achei ruim? Penso que quando se forma profissionais dentro da saúde, não se forma para eles ganharem dinheiro, e sim para ajudar o próximo. O dinheiro é consequência.
Na Radiologia, como em várias outras áreas, o mercado não está para brincadeira, ou vc tem um belo QI ou realmente é bom e, com muito estudo, entra pro mercado de trabalho através de um concurso.
Me descobri um professor carrasco (ou descobriram pra mim rsrsrs), mas Graças a Deus, me descobri também querido por muitas turmas. O mais gratificante, foi ver que era querido não só pela pessoa, mas tb pelo profissional professor. Ouvir coisas como: "só confio em você", "fiz o que você pediu no estágio e os outros profissionais me parabenizaram pelo exame", "para onde vc for, eu vou também", "você não vai abandonar a gente não né?", " você junto com a Monique (a Forte que eu disse lá em cima), são os melhores professores que eu já tive" e até um simples: "Você é um bom professores", são gratificantes, e me fizeram ter força para continuar, mesmo com todas as adversidades.
Isso tudo aconteceu e eu nem falei que já estava dando aula em outros 4 cursos, e com isso, o número de turmas e alunos era absurdamente maior.
Hoje, infelizmentem, ouço: "infelizmente você vai sair", "pq você vai sair?", "não sai não", "quem é que vai entrar no seu lugar?", "você tem que sair mesmo", "tem certeza que você tem que sair?". E a minha resposta para essa última pergunta é: NÃO, NÃO TENHO CERTEZA QUE QUERO SAIR. NÃO QUERO SAIR, MAS PRECISO SAIR."
Preciso sair pela minha vida profissional, preciso sair para me dedicar a essa especialização e ao que vem pela frente. Infelizmente, preciso dar 1 passo para trás, para dar 2 passos a frente.
Descobri também, o que já sabia; que nunca vamos agradar a todos, porém, o ser humano, muitas vezes sem querer, acaba colocando a culpa em outra pessoa, ao invés de assumir o seu próprio erro.
Quem escolhe se formar em uma área dentro da saúde, tem que ter a consciência de que vai ajudar o próximo e, para estar preparado para isso, preciso ser cobrado, E MUITO BEM COBRADO na hora de uma simples avaliação. Acho que é daí que vem a fama de carrasco que ganhei rsrsrs. Alguns alunos entendem essa responsabilidade e chamam pra si a ÚNICA responsabilidade que lhes cabe dentro de sala de aula. ESTUDAR! Ok, esses também me chamam de carrasco, mas o resultado é notório. Outros preferem apenas te chamar de carrasco e muitas vezes, até de palavras que não teria o pq de colocar aqui. Não culpo eles, afinal, quem nunca, muitas vezez sem querer, não assumiu alguma responsabilidade? Mas como professor, tentei me disponibilizar para eles também, afinal, tem coisas que a vida mostra pra gente com o tempo.
Lembro da minha época de colégio (Colégio Curso Martins), que eu mesmo falava horrores desse tipo de professor, mas me tornei um igualzinho a eles, pq vi o quanto isso foi importante para a minha vida e, até hoje, sou desses que prefere um professor carrasco, que aperta na hora de uma avaliação, do que um professor bonzinho, que alivia, porém, não me avalia em nada.
Acho que foi graças a isso, que já fiz avaliações com questões tiradas dos principais concursos, e vi alunos meus gabaritando. E olha que muitas vezes o assunto era Física em rsrsrs.
Pude ouvir de alguns desses alunos, que sou exemplo de professor e profissional, e isso, foi extremamente gratificante.
Não digo se sou bom professor ou não, não cabe a mim julgar, mas sei que para alguns pude dar o meu melhor, mas infelizmente, para outros, não.
Sei também que NUNCA vamos agradar a todos. ISSO É SER PROFESSOR!!! Quem não estiver preparado ou não quiser ouvir certas palavras (muitas vezes palavrões rsrs), nem adianta pensar em ir pra docência.
É com muita tristeza que vou ficar 1 ano sem dar aula, 1 ano sem ser chamado de professor, 1 ano sem ser chato brigando pela profissão que escolhi, tentando formar novos e bons profissionais, 1 ano, com certeza é muito tempo.
Agradeço pela oportunidade de ter trabalhado nos cursos CEPROENF, SISTEMA ÚNICO, BEZERRA DE ARAÚJO e CIMA, e desejo toda sorte do mundo e sucesso para vocês e seus alunos.
Agradeço os convites de outros cursos e preparatórios para concurso, que infelizmente não pude aceitar.
Se hoje me perguntarem: "Você vai parar de dar aula?", eu respondo:
EU VOU, MAS COM CERTEZA, EU VOLTO!

PROFESSOR Carlos Eduardo Miranda Batista.

2 comentários:

  1. É infelizmente,tive puquissímo tempo pra estar com o professor Cadu,mais felizmente tive esse pouquissimo tempo,imagine se eu não tivesse,imagine os alunos q não foram privilegiado com esse precioso tempo.Nessas poucas aulas,já tenho uma imensa admiração por seu método de ensino e sua inteligencia as vezes dá um nó na cabeça,aí vem o cadu e desfaz o nó.Prof me sinto muito privilegiada de ser sua aluna,sempre me tornei fã dos meu professores de física,e coloquei mais um nome na minha lista Carlos Eduardo Miranda,estou triste pela sua saída,mais feliz por ti,espero quem sabe um dia, nos encontrarmos no Inca.Queria te desejar sucesso, mais sei q isso pra vc é uma questão de tempo.
    Ass;Thayna CIMA R77
    obs pega leve na prova sabado rsrrsrrs

    ResponderExcluir
  2. Ah Cadu...não fique assim,tudo que conquistamos na vida, e que realmente conquistamos será sempre nosso! Sem vc será sempre amado ou carrasco mais amado dos seus alunos e eles tiveram a sorte de ter você como professor!

    Espero ocupar seu lugar na mesma altura, e quero saiba que ele é e sempre será seu...só está emprestado comigo por um tempo...Assim que você quiser retornar estarei lá no mesmo lugar esperando para te devolver o que sempre será seu!

    Abraços e muito sucesso...muita sorte e muito coração!

    Obs: Quero tim tim por tim tim nesse blog rsrsrs

    beijão!

    ResponderExcluir