quinta-feira, 3 de março de 2011

FOI DADA A LARGADA

Finalmente chegou o dia!!! Tudo bem que a data inicial para o início da especialização, era dia 1 de março, porém, 1 semana antes, foi enviado um email informando que a aula seria no dia 2 de março, no auditório 3 do CEDINCA (Centro de Educação do INCA).
Feliz? Muito, afinal, não via a hora de começar logo, além de ter tido a notícia de que a nossa bolsa de estudos tinha aumentado (rsrsrs), mas uma das coisas que eu mais estava curioso, era de conhecer os meus novos amigos de especialização.

Pelo que percebi, foi a primeira vez que todas as vagas foram preenchidas como o INCA sempre planejou, ou seja, 10 vagas, distribuidas igualmente, de forma que se tenha 2  de cada região do país. Nos outros anos, sempre tinha alguma região que não preenchia o número de vagas que tinha direito.
Esse ano são 2 cariocas (sudeste), 2 do Rio Grande do Sul (sul), 2 de Belém do Para (norte), 1 do Distrito Federal e 1 do Mato Grosso (centro-oeste), 1 de Salvador e 1 do Piauí (nordeste), sendo 7 homens e 3 mulheres. Antes de começar a especialização, eram só números, agora, são pessoas, por isso, vou dar nome aos "bois":

2 cariocas -> Fernanda e Carlos Eduardo, vulgo Cadu (esse que escreve aqui rsrsrs).
2 do Rio Grande do Sul -> Cristiane e Thiago
2 de Belém do Para -> Pedro e Elias
1 do Distrito Federal -> Edjames
1 do Mato Grosso -> Walkley
1 de Salvador -> Daniel
1 do Piauí -> Amanda

Acho muito legal conhecer gente de fora, é uma experiência e uma troca de informação, bem como de comportamento, muito interessante. Já conversamos sobre o nosso conselho nacional, cada um falou sobre o seu conselho regional, descobrimos coisas que nem sonhávamos que acontecia  nos regionais, como por exmeplo, que o conselho do RS faz uma forte fiscalização, o da Bahia tem uma inadimplência de 80% ,e por ai vai...
Descobrimos tb particularidades de cada região. O gaúcho, gosta de chimarrão (é claro) o mato grossense tb gosta de uma bebida que, pelo que ele falou, é parecido com um chimarrão, e etc...
O pouco que pude conhecer, me pareceram ser pessoas muito legais, especialmente aqueles que tive mais contato. A carioca da ilha tb foi super simpática.
Acho que a galera vai se dar super bem.

Claro que aproveitei para conhecer o alojamento, e confesso que fiquei de cara. Pensei que seria uma parada horrível, mas, surpreendentemente, lá é um "luxo"...rsrsrss. Só pude entrar na sala de estar e na cozinha, mas foi o suficiente para ver que é super arrumadinho. A sala de estar tem ar condicionado daqueles verticais, tv de LCD com sky, os sofás são novos, a cozinha toda arrumada e limpa, com as mesas e cadeiras bonitas, tudo de super bom gosto. Todos tem acesso a internet, além de ter um ponto de internet em cada quarto, para quem quiser acessar pelo notebook. Muito legal mesmo.

Quanto as orientações e palestras, bom, o Diretor do SECAD falou do orgulho que temos que ter em usar um jaleco escrito INCA. A importância, a responsabilidade e o peso que isso tem. Falou da importância da nossa profissão dentro da atenção oncológica, além da escassez de profissionais especialistas no mercado. Citou até que Roraima (se não estou enganado), tem setor de Radioterapia, porém, não existe profissional especialista.

Quanto as aulas, bom, na verdade, elas ainda não começaram, o que tivemos foram várias palestras, onde ficou bem claro que todos querem que a gente abraçe a causa e compre essa briga contra o câncer. O que foi dito por praticamente todos os palestrantes, é que somos "MULTIPLICADORES", e que devemos passar as orientações dadas por eles adiante, por isso, a partir de hoje, no final de todo post, vou colocar uma mensagem que tem na agenda que eles entregaram para nós.
É impressionante o trabalho realizado pelo INCA, não é a toa que é uma instituição reconhecida internacionalmente, e vou curtir muito viver lá durante esse 1 ano de especialização.

Bom, é isso, Parabéns a todos os meus novos amigos pela conquista e pela vontade de crescer profissionalmente, afinal, deixar tudo para trás (pais, irmãos, esposas e amigos), é difícil, mas, no final, tenho certeza que vai valer a pena.

Como disse anteriormente, ai vão 2 mensagens passadas pelo INCA.


Doar sangue é mais que um gesto de solidariedade. É um gente de amor. O INCA, todo ano, na semana que antecede o carnaval, promove o BLOCO DA SOLIDARIEDADE, com o intuito de angariar mais doadores de sangue. Mas você pode doar o ano inteiro!


Onde doar?


Hospital do Câncer (unidade hospitalar do INCA)
Praça Cruz Vermelha, 23 / 2° andar - Centro - Rio de Janeiro
Horários: segunda a sexta-feira, das 7 h 30 as 14 h 30
sábados, das 8 h as 12 h.




DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 de março


Proteja o nosso futuro. Evite o desperdício.


A água faz parte do patrimônio do planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano.
Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia Mundial da Água. Todos os anos, entidades governamentais e não-governamentais se reúnem nesta data para debater e planejar ações relacionadas a conservação e ao desenvolvimento dos recursos hídricos.
Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Evite o desperdíçar ou poluir a água. Ela não é somente herança de nossos predescessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.

É isso galera, logo volto com mais mensagens.

Grande abraço a todos!!!

2 comentários:

  1. Muitooo bom ta a sua cara prof.
    Boa sorte pra vc e seus novos amigos.

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte Cadu, sorte não é palavra certa pra você, vc é capaz sem sorte...Então eu digo, força...muita força pra fazer a diferença.

    Muito orgulho desse cara que você é!

    beijão

    ResponderExcluir