domingo, 27 de março de 2011

Radiodiagnóstico x Radioterapia

Voltando depois de muuuuito tempo, pra atualizar o blog.
Dessa vez não tive dúvida sobre o que iria postar: As diferenças entre o radiodiagnóstico e radioterapia.
Uma coisa que me chamou muito a atenção, foi a forma como os profissionais da radioterapia se referem ao radiodiagnóstico. Pra entender melhor, vou exemplificar criando um diálogo:

(profissional 1) - Cara, radioterapia é pauleira, muito cansativo.
(profissional 2) - É verdade, é muito cansativo mesmo, mas eu amo.
(P1) - Eu também, não volto pra radiologia por nada.
(P2) - Eu tb não volto pra radiologia não.

Como assim? Todos somos profissionais da radiologia, porém, em áreas diferentes. Radioterapia é uma especialização da radiologia, ou seja, está incluída nela.
Achei isso muito interessante e engraçado, mas entendo que é apenas uma forma de se referir.

Realmente é impressionante a diferença que existe do radiodiagnóstico pra radioterapia. A principal delas, é que a Radioterapia NÃO ADMITE ERROS. Qualquer errinho, por menor que seja, além de não se conseguir o resultado desejado, pode trazer danos graves ao paciente. Já no radiodiagnóstico, o ideal é que não se tenha erro, porém, quando se erra, repete-se o exame. Na radioterapia não existe isso de repetir o tratamento, a dose já foi altíssima, não se pode voltar a expor o paciente.
Que fique bem claro que devemos respeitar sempre as radiações ionizantes, um erro no radiodiagnóstico pode trazer danos sim, mas no que diz respeito a probabilidades, é infinitamente menor o risco.

No radiodiagnóstico, trabalhamos na escala de quilovoltagem, já na radioterapia, trabalha-se na escala de ortovoltagem e megavoltagem. A proteção radiológica tem que ser total para o paciente e para o profissional, são radiações muito energéticas, capazes de causar danos graves. Também se trabalha com elementos radioativos, como o cobalto, diferente do radiodiagnóstico, que se trabalha somente com radiação x.

No radiodiagnóstico, existem as incidências e as rotinas para cada região. Ex.: tórax -> PA e Perfil, crânio -> Pa, Perfil e Bretton...e por ai vai. Na radioterapia existem CAMPOS, e não existe uma "rotina de campos", cada caso é um caso. O tipo de tumor e a localização, definem quantos campos serão usados no tratamento, e, de acordo com os campos e a forma como eles incidem no paciente, dá-se  o nome da técnica de tratamento.

Técnicas simples:
- Campo direto
- Campos paralelos opostos
- Múltiplos campos
- Campos adjacentes

Técnicas isocêntricas

Técnicas especiais
- Radioterapia de intensidade modulada (IMRT)
- Radioterapia guiada por imagem (IGRT)
- Radioterapia estereotáxica fracionada
- Radiocirurgia

E tudo isso ai, ainda pode ser executado de duas maneiras: pela técnica de tratamento SSD e pela técnica SAD.

No que diz respeito aos acessórios então, ai a diferença se agiganta ainda mais:
- Suporte para cabeça e pescoço.
- Máscaras termoplásticas.
- Retrator de ombros.
- Breast board
- Belly board
- Bólus
- Travesseiro para decúbito ventral
- Imobilizador pélvico
- Imobilizador de corpo inteiro.
- Suporte para joelhos
- Berço para neuroeixo.

Até os diversos tipo de aparelhos fazem diferença. De acordo com o tratamento, se define o aparelho utilizado. Existe até um tomógrafo específico pra radioterapia.
Clinac 600, Clinac 2300, Th X, Th C e Trilogy, são alguns dos aparelhos usados, cada um com sua característica, mais indicada para um determinado tipo de tratamento. Além disso, existe também os simuladores e a oficina, que é o local onde se confecciona as máscaras e as proteções.
O negócio é tão diferente que, na radioterapia, só se usa chumbo como blindagem, quando se trata com um feixe de elétrons. Fora isso, usa-se cerrobend, que é uma liga metálica composta por bismuto (50%), chumbo (26,7%), estanho (13,3%) e cádmio (10%).

É muita diferença, muita coisa nova, muita coisa pra aprender. Sem dedicação, não vai ter como assimilar tudo.
Isso é o que eu sei de diferente, mas, com certeza, deve vir muito mais coisa por ai.

Pra fechar, mais uma mensagem que o INCA tenta passar.

MULTIPLIQUE SOLIDARIEDADE, COLABORE COM O INCAvoluntário.

A Área de Ações Voluntárias do INCA, o INCAvoluntário, tem como missão o apoio integrado as ações do INCA junto a comunidade na assistência e prevenção do câncer. Para tanto, desenvolve ações educacionais, recreativas, de integração social e lazer, visando o bem-estar dos pacientes do Instituto, de seus familiares e da comunidade em geral.
O INCAvoluntário possui em seu quadro, mais de 700 pessoas dispostas a ajudar. Você pode se tornar um voluntário do INCA ou ajudar muitas pessoas por meio de dações.

Mais informações:
Área de Ações Voluntárias do INCA
Rua Washington Luiz, 35, sala 317
20231-092 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.; (21) 3970-7800 r. 8023 ou
3970-7971 Tel/fax: (21) 3970-7962
http://www.inca.gov.br/

Grande abraço a todos!!!

quinta-feira, 3 de março de 2011

FOI DADA A LARGADA

Finalmente chegou o dia!!! Tudo bem que a data inicial para o início da especialização, era dia 1 de março, porém, 1 semana antes, foi enviado um email informando que a aula seria no dia 2 de março, no auditório 3 do CEDINCA (Centro de Educação do INCA).
Feliz? Muito, afinal, não via a hora de começar logo, além de ter tido a notícia de que a nossa bolsa de estudos tinha aumentado (rsrsrs), mas uma das coisas que eu mais estava curioso, era de conhecer os meus novos amigos de especialização.

Pelo que percebi, foi a primeira vez que todas as vagas foram preenchidas como o INCA sempre planejou, ou seja, 10 vagas, distribuidas igualmente, de forma que se tenha 2  de cada região do país. Nos outros anos, sempre tinha alguma região que não preenchia o número de vagas que tinha direito.
Esse ano são 2 cariocas (sudeste), 2 do Rio Grande do Sul (sul), 2 de Belém do Para (norte), 1 do Distrito Federal e 1 do Mato Grosso (centro-oeste), 1 de Salvador e 1 do Piauí (nordeste), sendo 7 homens e 3 mulheres. Antes de começar a especialização, eram só números, agora, são pessoas, por isso, vou dar nome aos "bois":

2 cariocas -> Fernanda e Carlos Eduardo, vulgo Cadu (esse que escreve aqui rsrsrs).
2 do Rio Grande do Sul -> Cristiane e Thiago
2 de Belém do Para -> Pedro e Elias
1 do Distrito Federal -> Edjames
1 do Mato Grosso -> Walkley
1 de Salvador -> Daniel
1 do Piauí -> Amanda

Acho muito legal conhecer gente de fora, é uma experiência e uma troca de informação, bem como de comportamento, muito interessante. Já conversamos sobre o nosso conselho nacional, cada um falou sobre o seu conselho regional, descobrimos coisas que nem sonhávamos que acontecia  nos regionais, como por exmeplo, que o conselho do RS faz uma forte fiscalização, o da Bahia tem uma inadimplência de 80% ,e por ai vai...
Descobrimos tb particularidades de cada região. O gaúcho, gosta de chimarrão (é claro) o mato grossense tb gosta de uma bebida que, pelo que ele falou, é parecido com um chimarrão, e etc...
O pouco que pude conhecer, me pareceram ser pessoas muito legais, especialmente aqueles que tive mais contato. A carioca da ilha tb foi super simpática.
Acho que a galera vai se dar super bem.

Claro que aproveitei para conhecer o alojamento, e confesso que fiquei de cara. Pensei que seria uma parada horrível, mas, surpreendentemente, lá é um "luxo"...rsrsrss. Só pude entrar na sala de estar e na cozinha, mas foi o suficiente para ver que é super arrumadinho. A sala de estar tem ar condicionado daqueles verticais, tv de LCD com sky, os sofás são novos, a cozinha toda arrumada e limpa, com as mesas e cadeiras bonitas, tudo de super bom gosto. Todos tem acesso a internet, além de ter um ponto de internet em cada quarto, para quem quiser acessar pelo notebook. Muito legal mesmo.

Quanto as orientações e palestras, bom, o Diretor do SECAD falou do orgulho que temos que ter em usar um jaleco escrito INCA. A importância, a responsabilidade e o peso que isso tem. Falou da importância da nossa profissão dentro da atenção oncológica, além da escassez de profissionais especialistas no mercado. Citou até que Roraima (se não estou enganado), tem setor de Radioterapia, porém, não existe profissional especialista.

Quanto as aulas, bom, na verdade, elas ainda não começaram, o que tivemos foram várias palestras, onde ficou bem claro que todos querem que a gente abraçe a causa e compre essa briga contra o câncer. O que foi dito por praticamente todos os palestrantes, é que somos "MULTIPLICADORES", e que devemos passar as orientações dadas por eles adiante, por isso, a partir de hoje, no final de todo post, vou colocar uma mensagem que tem na agenda que eles entregaram para nós.
É impressionante o trabalho realizado pelo INCA, não é a toa que é uma instituição reconhecida internacionalmente, e vou curtir muito viver lá durante esse 1 ano de especialização.

Bom, é isso, Parabéns a todos os meus novos amigos pela conquista e pela vontade de crescer profissionalmente, afinal, deixar tudo para trás (pais, irmãos, esposas e amigos), é difícil, mas, no final, tenho certeza que vai valer a pena.

Como disse anteriormente, ai vão 2 mensagens passadas pelo INCA.


Doar sangue é mais que um gesto de solidariedade. É um gente de amor. O INCA, todo ano, na semana que antecede o carnaval, promove o BLOCO DA SOLIDARIEDADE, com o intuito de angariar mais doadores de sangue. Mas você pode doar o ano inteiro!


Onde doar?


Hospital do Câncer (unidade hospitalar do INCA)
Praça Cruz Vermelha, 23 / 2° andar - Centro - Rio de Janeiro
Horários: segunda a sexta-feira, das 7 h 30 as 14 h 30
sábados, das 8 h as 12 h.




DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 de março


Proteja o nosso futuro. Evite o desperdício.


A água faz parte do patrimônio do planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano.
Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia Mundial da Água. Todos os anos, entidades governamentais e não-governamentais se reúnem nesta data para debater e planejar ações relacionadas a conservação e ao desenvolvimento dos recursos hídricos.
Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Evite o desperdíçar ou poluir a água. Ela não é somente herança de nossos predescessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.

É isso galera, logo volto com mais mensagens.

Grande abraço a todos!!!